terça-feira, 18 de setembro de 2012

Inconsciência

Há alguns anos vi com muita satisfação nas ruas de SALVADOR alguns outdoors, bastante sugestivos, provocantes e por que não dizer reflexivos. Chamou-me atenção a mensagem que passavam, pois os mesmos puderam gritar por mim. Algo que sempre me deixou indignado, a nossa falta de consciência, parece contraditório a minha revolta ao mesmo tempo em que me coloco na posição de inconsciente, mais falo dessa maneira, pois a verdade é que essa lição serve principalmente para os “certinhos”.

A campanha trazia uma serie de Outdoors com frases reflexivas, pelo menos para mim, parafraseando os mesmos, podia ser lido “Você reclama da sujeira da rua, mais joga lixo pela janela do carro”. Essa é uma cena típica que muitos de nos presenciamos, são pessoas que reclamam do lixo nas ruas, e ate culpam os administradores, mais esses mesmos não enxergam a lixeira colocada a 50m de distância e preferem jogar seus papeizinhos de bala no chão, e ainda se acham no direito de se justificar, as desculpas são tão absurdas quanto cômicas (seria se não fosse trágica):
- Ah, é apenas um papelzinho, não irá trazer danos maiores.
É muito infantil, pensar que um plasticozinho tão pequeno não ira influenciar na aparência das ruas e avenidas, pois uma vez que se todos pensarem dessa maneira irão sim contribuir para que a nossa cidade fique cada vez mais suja, afinal já diz o ditado, “de grão em grão a galinha enche o papo”. De papeizinhos em papeizinhos de bala todos os nossos bueiros serão entupidos, e depois não venham chorar, por terem seus rios esgotos invadindo as suas casas.

- Não tem lixeira por perto, eu é que não vou ficar com lixo na mão.
Essa é que não dá para engoli mesmo, pois é muito comum também observarmos uma lixeira praticamente vazia, e ao seu redor um monte de lixo.

- A rua é publica, não é minha obrigação mante-la limpa.
Imagino como é a casa de quem pensa desse jeito.

Um comentário:

  1. Gente, é um absurdo a quantidade de lixo que fica acumulada na cidade! é uma tremenda falta de educação e cidadania além de falta de higiene, pois circulamos em meio a muita sujeira, ratos e baratas. E ainda tem sem noçao que coloca a culpa em outras pessoas!

    ResponderExcluir

Comenta ai