Depois de aproximadamente sete anos o Brasil parou para assistir um dos maiores julgamentos envolvendo políticos da história do país. Os réus encabeçados por José Dirceu então ministro da Casa Civil do Governo Lula e o restante da cúpula do PT na referida época e mais outros acusados como o próprio denunciante Roberto Jeferson do PTB e bancários acusados de pagar mesada para que a bancada do PT governasse sem ser incomodado.
| Imagem |
Mais um fato que tem roubado a cena é o numero de publicitários envolvidos no escândalo, o mais famoso de todos Duda Mendonça responsável pelas campanhas do governo Lula mais alguns preferem apenas chama-lo de marqueteiro é acusado de lavagem de dinheiro. Paralelo a Duda Mendonça outro figurão aparece na lista é o Marcos Valério, apontado como o chefe do Mensalão, pois o mesmo é quem distribuía o dinheiro entre os “mensaleiros”. Também respondendo por lavagem de dinheiro temos a Ex-diretora financeira da agência publicitária SMB&P, de Marcos Valério Simone Vasconcelos. Como se vê ela não era publicitária mais tinha ligação direta com uma grande agência. Na lista ainda aparece a Zilmar Fernandes sócia de Duda Mendonça, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz sócios de Marcos Valério.
Há quem acredite que isso irá macular o nome das agencias de publicidade, mas será mesmo? O problema maior aqui não é por eles serem publicitários, mais sim por estarem ligados diretamente muito próximos ao poder. Existe uma famosa frase atribuída a Abraham H. Maslow que exemplifica muito bem isso, parafraseando a mesma: "você que realmente conhecer o homem? Então lhe dê poder". Não queremos aqui advogar a favor dos ditos publicitários, até porque no esquema também tivemos muitos bancários, corretores, professores e até mesmo advogados, por ser uma lista muito vasta é bem provável que outros figurassem aqui pois acredito que se fosse seguido a risca seria preciso uma lista bem maior que o tamanho do território brasileiro, para caber os nomes de todos os envolvidos.
É muito difícil você comprar um saco de feijão e todos serem bons, sempre haverá uns podres. Quer seja na publicidade, no jornalismo, na medicina, no esporte ou até mesmo na justiça (que injustiça), sempre haveremos de separar o joio do trigo.
Joilson Lázaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta ai