Quando ganhei o livro A Resposta, da autora americana Kathryn Stockett, fiquei super animada: amo historias sobre mulheres de outras culturas (Memorias de uma Gueixa, Cidade do Sol e A Distancia entre Nós, que o digam). Mas percebi que o contexto é tão próximo da minha realidade, que me surpreendi.
O livro narra a historia de três mulheres americanas: Aibileen, Minnye Skeeter, sendo as duas primeiras domésticas negras; e a terceira uma jovem branca que sonha em ser escritora. As três tem pontos em comum: ambas tem suas vidas traçadas pela sociedade preconceituosa da época, seja na forma de racismo, seja na ideia machista de que mulher tem que casar e não estudar. Diversos livros já retrataram polêmicas semelhantes. Mas o livro consegue ser leve. De fato, a autora não foca no contexto histórico e do preconceito, mas ele é plano de fundo de uma narrativa envolvente.
Mas o que eu não compreendo mesmo são as traduções brasileiras: o livro originalmente se chama “The Help” (A ajuda), foi publicado no Brasil como “A Resposta” e o nome do filme é “Histórias Cruzadas”. Alguém explica?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta ai