quinta-feira, 19 de abril de 2012

O Marketing Esportivo no Brasil


Imagem extraída do VoceSa
Instrumento de suma importância para grandes empresas e grupos, o Marketing é uma ferramenta mais do que essencial para o crescimento, desenvolvimento e expansão de alguma empresa ou produto. No Futebol não poderia ser diferente. Grandes clubes enxergam o marketing como a porta de crescimento do seu patrimônio, além de visibilidade e chances de aumento de renda, o que influenciaria na contratação de novos jogadores. Tudo isso para cumprir o objetivo de aumentar o número de torcedores.
Uma boa campanha de marketing seria capaz de atrair vários sócios torcedores para o clube. Como   poucos sabem não é o dinheiro vindo da arquibancada que dá instabilidade ao clube, mas sim o número de sócios que possui. Quanto maior, mais dinheiro em caixa, em curto prazo, o que daria para fazer bons elencos no começo dos campeonatos, com bons jogadores, além de gerar regularidade na folha de pagamento do clube.
Todo esse movimento consiste de uma campanha atraente para o público, mas claro com um objetivo que possa ser facilmente enxergado pelo cliente/ consumidor. É certo que precisamos nos organizar, para melhorar nossa eficiência nas ações. Estamos muito aquém dos europeus e norte-americanos, que direcionam seus investimentos e sacadas para todas as modalidades esportivas. No Brasil não sabemos se é por falta de incentivo ou de audácia das empresas e clubes. Mas o certo é que não podemos associar marketing esportivo apenas ao futebol. E  se estas ações acontecem de forma tão precária para o futebol, imagine para o restante das modalidades esportivas.  É um conceito que precisa ser revisto e refeito.
Imagem extraída do Jcn1
O Corinthians é um dos clubes que tenta mais ousadias de marketing. No ano de 2009 anunciou a contratação de Ronaldo, o que foi bem aceito por parte dos torcedores, mas não em sua maioria. Até mesmo pelo fato de o mesmo ter tido uma série de contusões gravíssimas, tanto que quase dois anos depois o jogador se aposentou, ainda com um contrato para cumprir.  É aí que nasce outra sacada do marketing do clube...  Leva Adriano, para tentar suprir a ausência do ídolo Ronaldo. Mas como toda ação de marketing está sujeita a erros, a sacada foi por água abaixo, contusões, escândalos, sobrepeso. Falhas assim ocasionaram o desligamento do jogador no clube. Neste ano de 2012 o clube parece estar disposto a dar a cara à tapa, mais uma vez. Outra sacada foi a contratação de um Chinês de 23 anos - Zizao. Ainda desconhecido no futebol e há mais de um ano parado, por contusão. Mas a jogada do clube é criar uma torcida Corintiana na China. Se dará certo ou não, não importa. O que vale é a audácia deste grande clube. E que muitos outros clubes e empresas se espelhem nestes exemplos de ousadia e coragem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ai